sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Algumas curiosidades sobre a Argentina


  • Em área territorial, a Argentina é o oitavo maior país do mundo, o quarto das Américas e o segundo da América do Sul. A população da Argentina é de 39,7 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 40 milhões de pessoas. As cidades argentinas mais populosas são, pela ordem: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan.

  •  O clima na Argentina varia muito, indo do sub-tropical no Norte ao sub-polar, no Sul. É possível encontrar florestas tropicais na região de Entre Ríos e geleiras na Terra do Fogo. A cidade mais ao Sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.

  • A Argentina foi o terceiro país do continente que mais recebeu imigrantes europeus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O povo argentino é formado por indígenas e por povos de origem europeia como espanhóis e italianos (a maioria).


  • O nome Bariloche veio de um erro de ortografia na adaptação de “Vuriloche” (nome original do lugar, dado pelos índios que ali viviam). Em espanhol a letra V é pronunciada como B, e deu no que deu: a localidade ficou conhecida como Bariloche.


  • O maior dinossauro descoberto até hoje chama-se argentinousaurs huicunlensis. O bicho media 40 metros de cumprimento e 18 de altura e… adivinhe onde foi descoberto!

  •  A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.

  • Os argentinos de outras províncias e cidades costumam se referir a Buenos Aires como “Capital Federal” justamente para não haver confusão com a Província de Buenos Aires.

  • Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, basta apresentar a carteira de identidade. Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, seus cidadãos não precisam de passaporte para visitar os países do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário